A decisão

239 30 5
                                    

Totalmente recuperada, Scarlett resolve preparar as suas coisas para poder viajar para o Rio de Janeiro. Ela estava com medo de permanecer naquela casa. Queria atender a recomendação de Josefa de exorcizar aquela casa, mas gostaria que isso ocorresse após a sua partida.

Josefa tinha toda a razão também quando disse que os melhores médicos da colônia estavam na capital e que lá ela poderia ter um tratamento melhor para lhe ajudar nas suas tentativas de engravidar. Ela planejava realizar aquela viagem em uma semana.

Primeiramente ela chama Antônio em seu escritório e conta para ele as suas vontades:

- Olá Antônio, como estão as coisas na fazenda?

- Estão tudo muito bem senhora, os escravos estão produzindo muito bem e todos eles estão a bater as metas. Alguns deles conseguirão a liberdade em pouco tempo se continuarem a atingir as produtividades em seus grupos como tem feito.

- Eu fico feliz por isso. Eu tenho sentido muita falta da minha mãe nesses últimos tempos Antônio e nesses últimos dias, eu tenho pensado em lhes fazer uma visita e decidi que farei isso na semana que vem.

- Acho uma ótima ideia senhora. Isso é muito bom para que a senhora distraia.

- Eu estou precisando muito mesmo disso. Eu tenho o sonho de ter um filho e não tenho conseguido, possivelmente, por estar ansiosa demais nesses últimos tempos. Lá no Rio de Janeiro, com a minha família, sentindo novos ares e me tratando com os melhores médicos da Colônia, pode ser que eu consiga progressos nesse sentido.

- Senhora, eu acho uma ótima ideia. Eu posso cuidar muito bem da fazenda para a senhora nesses próximos meses. Pode ficar tranquila.

- Eu sei que posso confiar em vosmicê. Quando fui para o Rio de Janeiro da última vez, vosmicê me trouxe resultados impressionantes em lucratividade. Produziu muito mais do que quando eu estava a aqui.

- Espero fazer o mesmo novamente senhora. Quanto tempo a senhora pretende ficar lá?

- Inicialmente tenho a ideia de ficar por lá um ano. Mas, se achar bons médicos, pretendo continuar o tratamento até engravidar. Portanto, talvez, terá que ficar um bom tempo a cuidar das minhas terras.

- Não tem problema nenhum senhora. Pode ficar despreocupada e utilizar o tempo que necessitar para realizar o seu grande desejo. Eu cuido de tudo por aqui e sempre manterei contato com a senhora por cartas, para que tenha notícia de como as coisas estarão por aqui.

- O que temo é apenas perder o poder político, por ficar um tempo longe do vilarejo.

- Isso pode mesmo acontecer senhora, mas atuarei também nesse campo, tentando evitar que isso aconteça. Não há quase nada que o dinheiro não compre nesse mundo e isso felizmente temos muito.

- Você é um fantástico Administrador Antônio, foi uma das melhores escolhas da minha vida, foi ter te colocado nessa posição. Eu confio em vosmicê intensamente.

- Eu fico feliz por isso senhora! Eu sou muito grato pela oportunidade que me deu.

- Então fica combinado, no próximo domingo, estarei partindo para o Rio de Janeiro. Dessa vez eu vou até Salvador e de lá pego uma embarcação para a capital. A viagem é mais rápida, dizem que com 20 dias eu estarei na capital. Da última vez eu demorei meses indo por terra. A viagem é muito cansativa. Levarei Artur comigo. Consegue administrar as plantações de cacau sem ele?

- Sim senhora, nesses anos trabalhando nas plantações, os escravos aprenderam com ele como manejar a produção. Eles já conseguem trabalhar de forma autônoma.

Miss Scarlett e a escrava brancaWhere stories live. Discover now