Cap. 142

147 36 5
                                    

Cap. 142 - Minha melancolia ao ver você com dificuldades
(ETN: um citação de 《赠举第下公》)

Um eunuco foi até as portas laterais. Com o tremular de seu chicote de rabo de cavalo em sua mão, ele anunciou alto: “Transmitindo as palavras da Quinta Alteza, que todos os oficiais atendam à corte matinal.”

O Chefe dos Três Departamentos andou na frente, seguido pelos Supervisores da Esquerda e da Direita. Atrás deles, os Seis Ministros e os outros oficiais da corte andaram na direção da câmara principal em ordem.

Qi Yan andou na seção da frente da fila, olhando para as poucas pessoas que poderiam ser contadas em seus dedos. Ela sonhou com esse dia por muitos anos; ela finalmente se aproximava de seu objetivo, pouco a pouco…

A multidão: “Saudações a Vossa Majestade; a Quinta Alteza.”

O príncipe governando o reino, Nangong Da, limpou sua garganta: “A Cortesia está isenta para todos os senhores, levantem-se.”

A multidão: “Obrigado a Vossa Alteza.”

Oito eunucos fecharam as duas portas do grande salão. A velha voz de Sijiu saiu de trás da tela dobrável: “Sua Majestade decretou. O exame da capital está iminente, todos os oficiais devem recomendar alguém para o principal examinador nesta reunião da corte.”

Ouvindo isso, Nangong Da, que estava sentado com postura no trono do dragão, e o Terceiro Príncipe, Nangong Wang, que estava sentado abaixo, ficaram imediatamente alertas. Os oficiais da corte em seus respectivos grupos também entenderam. O exame imperial era realizado a cada três anos e a quem pertencesse o examinador principal decidia a direção dos ventos na corte pelos próximos três anos. Ambos os lados colocaram todas as suas forças.

Nangong Da observou seus arredores. O Ministro dos Ritos, Gongyang Huai, levantou sua cabeça em um momento apropriado; os dois trocaram um olhar.

Nangong Da: “Respeitosamente seguindo o decreto do Pai Imperador, dentre os muitos senhores nas últimas reuniões da corte, o Chefe da Secretaria, Xing Jingfu, o Supervisor da Esquerda do Departamento dos Assuntos do Estado, Lu Boyan, e o Ministro dos Ritos, Gongyang Huai, foram recomendados separadamente. Seguindo isso, que os muitos Senhores expressem suas próprias visões sobre quem seria mais adequado para tomar o posto de examinador principal para o exame imperial deste ano.”

O Supervisor de Esquerda, Lu Boyan, levantou-se no meio do salão com uma tabuleta de jade em suas mãos: “Relatando a Vossa Majestade, este súdito tem algo a dizer.”

Nangong Da: “Senhor Lu, por favor, diga.”

Lu Boyan: “Desde que este reino foi fundado quatorze anos atrás, o examinador principal para o exame imperial normalmente era selecionado pela Secretaria Central, o Ministério do Pessoal e o Ministério dos Ritos. Dentre os Seis Ministérios, a Secretaria Central toma toda a situação em conta, enquanto o Ministério do Pessoal é responsável pela triagem e atribuição dos oficiais e o Ministério dos Ritos gere os assuntos relacionados ao exame imperial. Este súdito acredita que os ritos não devem ser abandonados, por isso o examinador principal para o exame da capital deste ano deve ser selecionado dentro desses três Ministérios.”

Assim que suas palavras aterrissaram, Gongyang Huai também levantou: “Este oficial concorda. Este oficial acredita que o posto de examinador imperial deve ser atribuído ao Ministério dos Ritos este ano.”

Lu Boyan franziu suas sobrancelhas: “Senhor Gongyang, isso não está correto. Embora o Ministério dos Ritos seja relacionado ao exame  imperial, não é tão relacionado assim. A atribuição e verificação dos oficiais ainda é gerido pelo Ministério do Pessoal. Se o posto de examinador principal também for escolhido pelo Ministério do Pessoal, primeiramente, a situação dos candidatos seria entendida de forma mais abrangente, e segundamente, a recomendação e despacho dos postos após isso seriam apoiados com evidência. Este humilde oficial já foi Vice Ministro e Ministro do Pessoal. Embora este oficial tenha sido promovido a Supervisor de Esquerda, falando de qualificações, este oficial parece estar um passo mais qualificado do que o Senhor Gongyang.”

Jing Wei Qing Shang - [Pt-Br]Where stories live. Discover now